O mês de agosto de 2025 foi mais um com várias programações e iniciativas que envolveram diferentes áreas da gestão pública em Igarapé-Açu. Saúde, educação, cultura, assistência social e meio ambiente, novamente estiveram entre as ações que impactaram diretamente a vida da população, enfatizando políticas públicas mais próximas e efetivas.
Nesse conteúdo que apresenta um resumo das principais iniciativas realizadas no mês, é possível visualizar brevemente algumas das ações da gestão municipal entre as diversas atividades que ocorreram em agosto, servindo como um panorama das conquistas e avanços alcançados em mais este mês.
Inclusão e garantias de direitos
No dia 7 de agosto, foi realizada a primeira reunião do Comitê BPC na Escola, reunindo equipes das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. O encontro teve como objetivo articular estratégias para garantir acompanhamento adequado aos estudantes beneficiários do BPC, ampliando o acesso a direitos e promovendo qualidade de vida.
Cultura em movimento
O município também avançou no fortalecimento da política cultural. No dia 12 de agosto, aconteceu a 2ª Oitiva da Lei Aldir Blanc, etapa decisiva para a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), que dará sustentação às ações culturais a serem implementadas.
Já no dia 22 de agosto, o Arrastão Cultural da Escola Municipal Professora Odete Barbosa Marvão realizado no Dia do Folclore. Reuniu professores, alunos e comunidade em um momento de valorização da identidade cultural, com apresentações e também com muita mobilização popular.
Saúde visual e reforma da clínica médica do hospital municipal
A saúde no município esteve novamente avançando na qualidade, como foi evidente mais uma vez no mês de agosto. Entre os dias 18 e 20, em parceria com o Grupo Mais Visão, foram realizados mais de 700 atendimentos oftalmológicos, garantindo triagem e retornos programados para assegurar a eficiência do serviço.
No dia 25 de agosto, a população recebeu a entrega do espaço reformado da clínica médica do Hospital Municipal José Bernardo da Silveira, uma transformação feita com recursos próprios, que trouxe melhorias na infraestrutura para acolher com mais qualidade os pacientes.
No mesmo mês, também foi realizada a Ação Cuidar é Prevenir, dessa vez na comunidade de Porto Seguro no dia (14/08), que envolveu a participação de secretarias municipais em atividades de coleta seletiva, educação ambiental e incentivo a práticas preventivas para a saúde.
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
No dia 28 de agosto, o encontro “Oportunidades de Negócios com a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos na Região Guamá”, reuniu: especialistas, representantes de cooperativas, órgãos públicos e instituições parceiras. O evento foi um espaço de diálogo e troca de experiências em torno de soluções sustentáveis para a região.
Assistência social e conscientização
Ainda no dia 28 de agosto, o CRAS promoveu uma programação do Agosto Lilás e da Primeira Infância, com palestras sobre enfrentamento à violência contra a mulher, empreendedorismo feminino e cuidado com a Primeira Infância. Houve também entrega de enxovais para gestantes e mães assistidas pela Secretaria de Assistência Social, além da apresentação das Visitadoras Sociais do Programa Criança Feliz, trazendo descontração, alegria e a interação entre os profissionais e a comunidade.
Seguindo com as mobilizações, no dia 29 de agosto foi realizada a Caminhada Agosto Lilás, um grande ato de conscientização contra a violência à mulher, com panfletagem, cartazes informativos e mobilização comunitária em prol dessa causa tão importante de enfrentamento dos diversos tipos violência contra à mulher.
Educação infantil fortalecida
O mês foi finalizado com a inauguração da Creche Municipal Professora Fátima Tavares (29/08), a primeira unidade em Igarapé-Açu a integrar o Programa “Creches Por Todo o Pará”. O ato contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e de autoridades locais, além de apresentações culturais e a participação da comunidade e de crianças que estudarão na unidade. A nova creche atenderá crianças de 0 a 5 anos e representa um avanço importante para a educação infantil no município.
Mais um mês de avanços coletivos!
As ações aqui relembradas são apenas parte das atividades desenvolvidas em agosto, que contou com diversas outras iniciativas importantes em diferentes áreas. O resumo apresentado evidencia a força do trabalho integrado, demonstrando como saúde, educação, cultura, assistência social e meio ambiente se complementam no cuidado com a população — Ao valorizar iniciativas que fortalecem direitos e promovem qualidade de vida, esses que são importantes compromissos para conseguir seguir avançando em diferentes frentes, e esses registros que estão sendo realizados ajudam manter a população bem informada sobre cada conquista e o que tem sido realizado de relevante no município.
Fotos: Renan Henrique (DECOM)








